Welcome to Gaia! ::

GdA Brasil - Galera do Alambique

Back to Guilds

Guida brasileira para qualquer um que saiba falar português 

Tags: brasil, brazil, português, portugues, portuguese 

Reply GdA Brasil - Galera do Alambique
"Normose"

Quick Reply

Enter both words below, separated by a space:

Can't read the text? Click here

Submit

Kerstin Kanehon

PostPosted: Thu Sep 06, 2007 2:09 pm

Eu achei por ai (mais exatamente no DeviantArt XD ) e acho que vale a pena pra um povim ler ^^

------

Lendo uma entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, considerado o fundador da ioga no Brasil, ouvi uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente:
ele disse que o ser humano está sofrendo de 'Normose', a doença de ser normal.
Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar.
O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Quem não se "normaliza" acaba adoecendo.
A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.
A pergunta a ser feita é: quem espera o que de nós?

Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas? Eles não existem.
Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado.
Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados.

Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos, seja lá quem for todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo.

A normose não é brincadeira.
Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa.
Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês?
Pesar quantos quilos até o verão chegar?

Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias. Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira:
não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim aquelas que desenvolveram personalidade propria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo.
Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original.

Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.
Eu não sou filiada, seguidora, fiel, ou discipula de nenhuma religião ou crença,
mas simpatizo cada vez mais com quem nos ajuda a remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera.

Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

Martha Medeiros -
(05.08.07 - Jornal Zero Hora - Porto Alegre - RS - BR)

PostPosted: Thu Sep 06, 2007 3:02 pm

É um texto realmente muito bom... o.o

Fenrir Batlouge

GothVII

PostPosted: Sat Sep 08, 2007 1:39 pm

eu sofro T__T
PostPosted: Sat Sep 08, 2007 1:58 pm

Bom saber que eu sou normal! blaugh

Lady Iwasaki

GothVII

PostPosted: Sat Sep 08, 2007 2:22 pm

pera ai .__. quer dizer q ter normose é bom?
PostPosted: Sat Sep 08, 2007 3:23 pm

n...
ainda bem q eu sou eu mesma. ^^

Deby_Bee

Conservative Friend

5,750 Points
  • Partygoer 500
  • Ultimate Player 200
  • Forum Sophomore 300

SouzouSagara

450 Points
  • Dressed Up 200
  • Member 100
  • Gaian 50
PostPosted: Sun Sep 09, 2007 6:36 pm

Eu não me lembro de já ter desejado ser igual aos demais para me enquadrar na sociedade @_@ mesmo por que, fisicamente falando, sou um dos caras mais anormais que existe. XD

Por essas e outras eu sempre fui eu mesmo _o/
- Sagara, eu prefiro seeeeeeeeeeeeeeeerrr, essa metamorfose ambulante crying
PostPosted: Sun Sep 09, 2007 9:08 pm

eu quiz dizer q sou pelo fato de ser magro e querer ser o mais perfeito possivel pras pessoas =(

GothVII

Jack_insonia

PostPosted: Mon Sep 10, 2007 5:40 am

vendo por esse lado eu tbm sofro de normalismo, sou magro, cuido de mim e sempre queru mostrar ser melhor pras outras pessoas.
eu achei muito interessante o texto, smile
PostPosted: Sun Sep 16, 2007 10:30 pm

Troll do Pântano, com 29 anos, sem um pingo de vergonha na cara, que gasta o parco salário em besteira, cinema e mangá. Que baixa uma tonelada de animes todos os meses, que não é nem um pouco normal. Este sou eu, e dane-se o mundo! 3nodding

FRIZZARO

Reply
GdA Brasil - Galera do Alambique

Manage Your Items
Other Stuff
Get GCash
Offers
Get Items
More Items
Where Everyone Hangs Out
Other Community Areas
Virtual Spaces