Welcome to Gaia! ::

GdA Brasil - Galera do Alambique

Back to Guilds

Guida brasileira para qualquer um que saiba falar português 

Tags: brasil, brazil, português, portugues, portuguese 

Reply GdA Brasil - Galera do Alambique
[ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Chinaaa's Point ] Goto Page: [] [<<] [<<] [<] 1 2 3 ... 8175 8176 8177 8178 8179 8180 ... 11395 11396 11397 11398 [>] [>>] [>>] [»|]

Quick Reply

Enter both words below, separated by a space:

Can't read the text? Click here

Submit

Quem é vivo sempre aparece?
  Sim!
  Não?!
  Talvez...
View Results

Kerstin Kanehon

PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:29 am

oi deby, himura o/

quero chocolate crying

vo no tatuapé as 3, vo tentar arranjar se tiver grana XD
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:30 am

bem vindos d volta ^^

elchavoman

elchavoman

PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:31 am

pq comer se depois vai ficar com fome d novo? =P
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:32 am

q tipo vc gosta mais kerstin?

himura^-^x

5,150 Points
  • Citizen 200
  • Friendly 100
  • Befriended 100

Deby_Bee

Conservative Friend

5,750 Points
  • Partygoer 500
  • Ultimate Player 200
  • Forum Sophomore 300
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:37 am

elchavoman
pq comer se depois vai ficar com fome d novo? =P

User Image - Blocked by "Display Image" Settings. Click to show.

pq quando sentir fome novamente é pq o corpo já pegou todas as proteínas do que comeu e eliminou o resto. por isso sempre tem q ter algo para o corpo retirar os nutrientes necessários.... por isso o melhor é comer pouco várias vezes por dia do que comer muito em poucas vezes. ^^
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:39 am

Chocolate?

Chocolate ao Leite que NÃO seja da Lacta (tem gosto de alumínio ¬¬ )
Chocolate com Amendoim
Tipo brigadeiro
Meio amargo

As opções são muitas xD

Não só o chocolate, mas coisas com chocolate heart

Kerstin Kanehon

Deby_Bee

Conservative Friend

5,750 Points
  • Partygoer 500
  • Ultimate Player 200
  • Forum Sophomore 300
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:40 am

ae alguém estaria interessado em fazer o provão do fantástico?
video: video
links download do provão e gabarito: donwload
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:41 am

Não posso ver vídeos que o meu irmão ta vendo coisa aqui do lado e nom da pra ouvir direito

resuma que a preguiça também é muita xD

Kerstin Kanehon

Zantty

7,850 Points
  • Person of Interest 200
  • Gaian 50
  • Consumer 100
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:41 am

User Image
Chocolate é bom. Ponto.
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:43 am

Será que os estudantes da rede pública estão em condições de encarar o vestibular e ingressar em uma faculdade? O Fantástico se antecipa ao Enem, o exame nacional que avalia o Ensino Médio no país, e testa alunos de todas as capitais brasileiras. Foram apresentadas questões básicas de Português, Matemática, História e Geografia. O resultado é assustador.

CLIQUE AQUI E BAIXE O PROVÃO DO FANTÁSTICO PARA VOCÊ FAZER EM CASA.

CLIQUE AQUI
PARA BAIXAR O GABARITO DO PROVÃO DO FANTÁSTICO.

Antes de encarar o provão do Fantástico, os estudantes mostravam preocupação.

“Em relação a números, minha cabecinha não funciona muito bem”, diz uma aluna.

“Não sou muito boa em Português, por causa de interpretação, muito texto, não gosto muito”, confessa uma estudante.

“Pela greve que ocorreu no colégio, cortou muito o ensino da gente. Por isso que eu não me sinto muito preparada”, comenta outra.

Testamos 270 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, nas 27 capitais. O desafio: responder a cinco perguntas discursivas de cada disciplina e fazer uma redação de dez linhas. Nada de múltipla escolha.

As questões foram elaboradas por professores da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Nós montamos uma banca com professores da universidade, em sua maioria já participara de banca também do vestibular. Fizemos uma prova com conhecimentos gerais“, explica Néliton Ventura, coordenador geral do vestibular da UFF.

Trata-se de uma avaliação ilustrativa, com dez alunos selecionados ao acaso nas maiores escolas estaduais de cada capital.

Segundo o Ministério da Educação, sete milhões e 838 mil brasileiros cursam o Ensino Médio em escolas públicas.

“Eles estão entrando na faculdade, estão fazendo um curso determinado pela fraqueza e pela precariedade desses saberes, e estão levando seus diplomas. E, o que é pior, estão desenvolvendo as suas atividades profissionais com essas limitações”, comenta o educador Celso Antunes.

Nosso provão durou quatro horas. Mesmo com todo esse tempo, de cada cinco provas, uma levou nota zero. No total, só apareceram seis notas 10.

“Eu sabia algumas coisas, só que não me lembrava de fórmulas”, justifica uma aluna.

“Eu acho que isso revela que a escola pública precisa de uma maior atenção, mas ela ainda dá conta – e justamente por isso ela precisa de uma maior atenção- de um trabalho de inclusão social”, comenta Ana Maria Maud, professora de História da UFF.

Na prova de Português, a base foi um texto da revista "Época" sobre mulheres no mercado de trabalho. A primeira pergunta envolvia interpretação do texto. Era só ler, entender e responder.

As outras questões eram de conhecimentos básicos de gramática e da língua culta. Houve erros graves.

Em uma delas, o aluno precisava concordar o verbo com o sujeito no plural. Ele acabou colocando a letra "s" em todas as palavras.

Em outra questão, era preciso apontar as origens de palavras. Por exemplo: o adjetivo racional vem do substantivo razão. A aluna não entendeu sequer o enunciado e deu respostas sem sentido.

“O nível de expressão desses alunos é extremamente baixo, eu diria caótico. Nós damos zero a um aluno que não é capaz de organizar duas idéias”, avalia Jairo Xavier, professor de Português da UFF.

Na redação, a média geral não ultrapassou nota 4, em 20 das 27 capitais. Veja o caso dramático de uma aluna: ela diz não ter condições de fazer o texto porque, em toda a vida escolar, só tinha escrito uma redação.

Em outra prova, os erros de ortografia são inadmissíveis para um aluno que quer entrar na universidade.

Em Matemática, temas básicos. A questão mais simples era de porcentagem. Muitas respostas traziam erros assustadores. Nas que envolviam fórmulas e conceitos mais complexos, a grande maioria ficou em branco ou recebeu respostas como essa: “sei lá”.

“O nível deles não é o nível capaz de qualificá-los para o ingresso no Ensino Superior numa universidade qualificada”, afirma Luiz Cruz, professor de Matemática da UFF.

As piores médias gerais por capitais foram em Matemática: a máxima foi de 4,6 dos alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. E a mínima, de 0,5, dos estudantes da Escola Jordão Emerenciano, no Recife.

“Os maiores problemas que a gente enfrenta são a falta de professores, algumas vezes, os meninos ficam de aulas vagas ou os professores faltam por causa de saúde”, diz Maria do Carmo, diretora da Escola Jordão Emerenciano.

Em História, nem a parte mais objetiva da prova a maioria conseguiu responder. Por exemplo: quais os três ideais da Revolução Francesa? O certo seria liberdade, fraternidade e igualdade. Mas as respostas: “Melhoria nas condições, com ‘s’, de vida para os camponeses”; “A capacidade do homem para escolher seus governantes”.

Um pai desabafa: quando perguntamos se o filho dele, que fez nosso provão, está preparado para a universidade.

“Mesmo ele sendo meio autodidata, que ele estuda muito em casa, eu acho que ainda falta alguma coisa. Falta um preparo”, afirma o funcionário público Jorge Dias.

“O professor precisa ser avaliado, a aula dele tem de ser avaliada. Não basta dizer: ‘Eu tenho diploma’, ‘eu tenho mestrado’, ‘eu tenho doutorado’. Aquele desempenho tem que ser percebido como um processo que suscita alteração e progresso”, propõe o educador Celso Antunes.

A prova de Geografia abordava temas atuais, discutidos até fora das salas de aula, como aquecimento global. Das 27 capitais, 26 não atingiram média geral 5 em Geografia.

“Fiquei muito surpreso com uma questão que eu elaborei sobre a urbanização brasileira nos últimos anos, perguntando para o aluno sobre quais seriam os grandes problemas de uma cidade que teve crescimento demográfico acelerado”, diz Carlos Franco da Silva, professor de Geografia da UFF.

Um aluno tentou responder: disse que a conseqüência do crescimento demográfico é o caos aéreo, que ele escreveu “áreo”.

Em nossa amostragem de dez estudantes por capital, a média mais alta foi dos alunos da Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Campo Grande. Nota 6, considerando as quatro disciplinas.

A média mais baixa foi 1,1, obtida pelos alunos da Escola Presidente Médici e do Liceu Cuiabano, de Cuiabá. Os estudantes da Jordão Emerenciano, do Recife, também ficaram próximos: média geral 1,2.

“Eu acho importante expor a crise de maneira bastante cruel para que políticas públicas efetivas se estabeleçam”, opina o professor Carlos Franco.

“Se nós entendermos que analfabetos funcionais são pessoas que não conseguem compreender o que estão lendo e exprimir aquilo que elas gostariam de exprimir, eu acho que poderíamos dizer que a maioria, ou um contingente muito grande desses alunos é de analfabetos funcionais”, avalia o professor Jairo Xavier.

Quer saber como você se sairia no Provão do Fantástico? Faça os testes e confira as respostas no gabarito. E também veja como foi resultado do provão em todo o Brasil.

Deby_Bee

Conservative Friend

5,750 Points
  • Partygoer 500
  • Ultimate Player 200
  • Forum Sophomore 300

Kerstin Kanehon

PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:46 am

já li xD

Zan - com certeza heart
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:50 am

bom não tenho muito o que fazer e meu irmão ta reclamando
vo saindo pra me arrumar pra sair
até sei lá quando eu volto povo o/

Kerstin Kanehon

Deby_Bee

Conservative Friend

5,750 Points
  • Partygoer 500
  • Ultimate Player 200
  • Forum Sophomore 300
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 7:51 am

t+
Kerstin!
PostPosted: Thu Nov 15, 2007 8:04 am

eu to no ensino superior ^^

elchavoman

GothVII

PostPosted: Thu Nov 15, 2007 9:41 am

oi....
Reply
GdA Brasil - Galera do Alambique

Goto Page: [] [<<] [<<] [<] 1 2 3 ... 8175 8176 8177 8178 8179 8180 ... 11395 11396 11397 11398 [>] [>>] [>>] [»|]

Manage Your Items
Other Stuff
Get GCash
Offers
Get Items
More Items
Where Everyone Hangs Out
Other Community Areas
Virtual Spaces
Fun Stuff
Gaia's Games
Mini-Games