|
|
|
|
|
|
Posted: Mon Sep 22, 2008 5:22 pm
Relembro o que foi dito: miaka_yuki_sukunami Acabei de ver os trabalhos de todos...bem daqueles que tinham lá alguma coisa melhor dizendo e fiquei sem palavras... nao pelo bom sentido...e lá tou eu a ser sarcástica mas peço desculpa por vos dizer que me desiludiram sempre pensei que ... E concordo com o sr sacar, a questão aqui é a crítica (totalmente destrutiva) com que os trabalhos foram arrasados. A única coisa que gostaria é que explicasses quais foram os trabalhos que te desiludiram e porquê...e assim talvez a crítica possa ser aceite (ou não) e discutida.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Tue Sep 23, 2008 4:08 am
miaka_yuki_sukunami tsuki-yomi Little Sacar eu não me ofendo. tenho mais que fazer. só queria que assumisses o que disseste e que o justificasses confused Não te ofendes tu, ofendo-me eu (eu tenho sérias perspectivas de trabalhar em ilustração...não estou a pagar 950+ euros ano (fora despesas de materiais) em propinas pk não tenho jeito para a coisa) ó jovem miaka, uma coisa é sermos empertigados e mta bons e criticar em relação a nós (sinceramente,desde que entrei na faculdade que tal não é desculpa,mas cá na Art Arena é o meu critério de voto) é uma coisa, mas agora dizer se é bom ou mau com um tipo de trabalho manhoso ás costas é de se lhe bater! eu não sou a melhor(quem me dera...assim fazia uns trocos e saía desta vidinha endividada e miserável de universitária) mas eu não admito que alguém em fileiras qualitativamente mais baixas (desculpa,muito mais baixas) me venha dizer que os meus trabalho estão na maioria do "impressiona-me pela negativa". Eu defendo o meu trabalho com unhas e dentes (tou há 7 anos a estudar Arte,e sempre fui bastante violenta em relação a quem critica o quê de quem),e ainda que criticas boas ou más são sempre construtivas,nem todos tem o direito de as fazer. Gostos não se discutem,mas capacidade técnica é mensurável há muito tempo. Sim,eu levo estas coisas a peito...até demasiado, mas acho ridiculo quando alguém que tem uma galeria com trabalhos sem grande esforço fala do trabalho dos outros antes de olhar para os seus. Para começar vou dizer-te que não era ao teu trabalho que me referia nem aos fotografos que aqui estão pois as fotografias que haviam no DA deles eram boas e só não as adicionei aos favoritos porque não é o tipo de coisa que gosto. Quanto ao teu trabalho tambem nao foi a ele que me referi pois não é o tipo de desenho que me agrada e visto que te referiste ao meu como tendo uma qualidade mais baixa do que o teu vejo-me no sireito de contestar aquilo de que penso nao só do meu trabalho como do teu e dos teus anos de experiência em desenho que muito sinceramente durante sete anos a estudar arte não me pareceu que te tivessem valido de muito, quer dizer não sei qual é a tua idade mas a minha ex colega do curso de desenho animado que tirei o ano passado desenhava muito melhor e as ilustraçoes nem se fala (e estou a se-lo tal como foste sincera em relação ao meu trabalho e nao com a intençao, julgo eu, de começar uma discusão por causa de tudo isto). Porra,tar no 4ºano da faculdade de artes mais dificil de entrar no pais não vale de nada (que eu saiba ainda é...as medias da FBAUL e da FBAUP tem uma variação de um valor,sendo as da FBAUP mais baixas por norma)??? eu comparei-me contigo...se fosse para chamar uma outra pessoa á coisa,dir-te-ia para ires ver o pessoal da minha watchlist do dA,boa parte deles são da minha faculdade,meus amigos,e raios,muito melhores do que eu ou tu, gente que tem trabalhos publicados,prémios de festivais de BD e ilustração...coisas assim,mas gente de bom coração que quando vêm que outro não consegue dão uma mão e tem orgulho nos amigos como nós temos deles. desculpem puxar plos galões aos restantes universitários de tb mui excelsas facs por esse portugal fora, mas há argumentos acima que me obrigam a. miaka_yuki_sukunami Continuando e para terminar os trabalhos que dizes que foram feitos sem esforço não é inteiramente nem está perto da verdade porque quando faço um desenho e o pinto coloco toda a minha alma e amor naquilo que faço. Alma é uma coisa,dedicação é outra..dedicação é fazer uma tendinite a pintar,é trabalhar para cumprir prazos pois senão ñ se é pago. trabalho é 10 l;ma, 90 % esforço,já dizia Da Vinci. gostar de fazer e fazer é o que define o amador e o autor consagrado. miaka_yuki_sukunami Agora quanto ao facto de eu criticar os trabalhos dos outros acho que é uma coisa normal ou por acaso tu no teu Deviantart só deixas que coloquem comentários encoragadores aos teus trabalhos só para levantar a tua auto-estima. Para quando houver uma próxima vez diz logo que não admites criticas duras ao teu trabalho porque não gostas de ouvir a verdade ainda que eu não me tivesse referido a ti mas aí a culpa até é minha pois devia ter identificado os trabalhos de que estava a falar. yes you should have... miaka_yuki_sukunami Peço mais umas vez desculpa ás pessoas que ofendi mas tal como a tsuki-yomi referiu por vezes os comentários sao uma forma de uma pessoa melhorar o seu trabalho ainda, digo eu, que por vezes sejam coisas duras de ouvir. volto a dizer,criticas fazem quem as deve por direito, Proust traduziu duas obras de Ruskin e ele não sabia praticamente nada de inglês...ainda que escritor mundialmente reconhecido,todos os estudiosos dizem que nisso não se saiu bem...
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Tue Sep 23, 2008 4:10 am
raven_queen Relembro o que foi dito: miaka_yuki_sukunami Acabei de ver os trabalhos de todos...bem daqueles que tinham lá alguma coisa melhor dizendo e fiquei sem palavras... nao pelo bom sentido...e lá tou eu a ser sarcástica mas peço desculpa por vos dizer que me desiludiram sempre pensei que ... E concordo com o sr sacar, a questão aqui é a crítica (totalmente destrutiva) com que os trabalhos foram arrasados. A única coisa que gostaria é que explicasses quais foram os trabalhos que te desiludiram e porquê...e assim talvez a crítica possa ser aceite (ou não) e discutida. 3nodding
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Tue Sep 23, 2008 2:19 pm
Mas quem é que falou que eu só escrevi com a intenção de falar mal dos trabalhos dos outros... A minha intenção, foi, desde o inicio não criticar de forma a destruir a auto-estima de alguem ou destruir aquilo que cada um de vos pensa do seu trabalho mas sim tentar ajudar-vos ensinar-vos as coisas que aprendi para que pudessem melhorar os conhecimentos que já adquiriram.
Quanto aos prémios e ao facto de ter trabalhos apresentados nao julges que não tenho os meus trabalhos em festivais e que nao concorri a nivel nacional para uma publicidade. O meu trabalho mais recente vai estar no festival de animaçao animatu e se for permitido vai estar em espinho no festival de animaçao. Como ves o meu trabalho nao é considerado uma porcaria como por outras palavras disses-te.
Quanto á dedicação aos meus trabalhos acho que nem sequer devias dar palpites visto que nao me conheçes. Mas digo-te agora que entrego os meus trabalhos sempre a tempo e bem elaborados até fui uma das primeiras a entregar o meu filme de animaçao, a horas e com qualidade.
Agora é assim... se por acaso ninguem quer qualquer tipo de ajuda como se diz lavo daqui as minhas mãos mas uma coisa vos digo: todos os bons artistas começam por ser criticados duramente para que tentem dali em diante fazer sempre melhor.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Tue Sep 23, 2008 3:39 pm
raven_queen Relembro o que foi dito: miaka_yuki_sukunami Acabei de ver os trabalhos de todos...bem daqueles que tinham lá alguma coisa melhor dizendo e fiquei sem palavras... nao pelo bom sentido...e lá tou eu a ser sarcástica mas peço desculpa por vos dizer que me desiludiram sempre pensei que ... E concordo com o sr sacar, a questão aqui é a crítica (totalmente destrutiva) com que os trabalhos foram arrasados. A única coisa que gostaria é que explicasses quais foram os trabalhos que te desiludiram e porquê...e assim talvez a crítica possa ser aceite (ou não) e discutida. Sinto-me um pouco estúpida ao citar-me a mim mesma, mas como sinto que esta discussão se está a desviar do que era pretendido e queria mesmo obter uma resposta à minha questão, esta parece ser a única solução. E sei querer atacar ninguém, mas a crítica que foi feita não ajuda em nada e muito menos ensina coisa alguma.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Wed Sep 24, 2008 10:05 am
Ok! Se queres que escreva algumas das coisas que nao estao correctas muito bem aqui vai, e com as coisas que cou escrevendo posso dar-vos dicas para poderem melhorar aquilo que já sabem fazer.
Para começar os vossos desenhos precisam de ter estrutura e o que quero dizer com isso é que percisam de proporçoes ou seja o corpo tem de ter o tamanho de sete cabeças, no total oito cabeças a contar com a própria cabeça do personagem. Quanto á largura dos ombros depende nao só da idade da personagem como do sexo feminino ou masculino.
Personagem masculina/feminina criança:
a largura é de metade do tamanho da sua cabeça.
Personagem adolescente/adulto masculina:
A largura é de uma cabeça e meia mas sempre podem aumentar um pouco pois por vezes depende das caracteristicas psicologicas de um personagem.
Quanto ás adolescentes/adultas femininas:
A largura é de uma cabeça.
Se depois quiserem que continue é só dizerem agora nao posso escrever mais porque tenho de praticar caracteres chineses para a minha proxima aula e ler um texto para fazer um resumo para a aula de cultura.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Thu Sep 25, 2008 4:13 am
aqui termino o meu flamboyantly ragy rant:
Quando se ensina, não se diz "o teu trabalho está uma merda" (directamente ou nas entrelinhas) pk os mais obstinados mandam-te dar uma curva ou temtam rebaixar por palavreado,os mais fracos choram Por norma quem me fazia chorar era a Angela Ferreira que for a rep. portugesa na Bienal de veneza(eu odeio essa mulher,what a b***h of a teacher)...tu não és a dita senhora por isso levaste o tratamento oposto. e... Ai a porra,eu tive anatomia artistica,1 ano de modelos e 2 anos e meio de desenho anatómico de nus, se passei a tudo quer dizer que eu sei desenhar gente (e respectivas proporções)
tenho mais que fazer...tenho uma ilustração para acabar para o Fórum Fantástico deste ano
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Thu Sep 25, 2008 10:53 am
miaka_yuki_sukunami Ok! Se queres que escreva algumas das coisas que nao estao correctas muito bem aqui vai, e com as coisas que cou escrevendo posso dar-vos dicas para poderem melhorar aquilo que já sabem fazer. Para começar os vossos desenhos precisam de ter estrutura e o que quero dizer com isso é que percisam de proporçoes ou seja o corpo tem de ter o tamanho de sete cabeças, no total oito cabeças a contar com a própria cabeça do personagem. Quanto á largura dos ombros depende nao só da idade da personagem como do sexo feminino ou masculino. Personagem masculina/feminina criança: a largura é de metade do tamanho da sua cabeça. Personagem adolescente/adulto masculina: A largura é de uma cabeça e meia mas sempre podem aumentar um pouco pois por vezes depende das caracteristicas psicologicas de um personagem. Quanto ás adolescentes/adultas femininas: A largura é de uma cabeça. Se depois quiserem que continue é só dizerem agora nao posso escrever mais porque tenho de praticar caracteres chineses para a minha proxima aula e ler um texto para fazer um resumo para a aula de cultura. Apesar de não ter tido tantas aulas como a tsuki-yomi, penso que dois semestres de figura humana (modelo nu) me permitem ter umas certas noções das proporções do corpo humano e de como as regras para o desenhar têm que por vezes ser contornadas quando ser tratam de pessoas reais (e não ideais). Não quero com isto dizer que as regras não são importantes, porque ajudam muito, mas não são para seguir cegamente. E depois vem outro facto, por vezes o estilo pessoal de cada um implica quebrar regras e não desenhar anatomias perfeitas. No meu caso em concreto, por vezes alongo as silhuetas para as figuras ficarem mais esguias ou exagero algumas proporções para caracterizar os personagens. E quando desenho em perspectiva tenho tendência para exagerar ainda mais as proporções porque fica mais interessante. Compreendo que tenhas aprendido determinadas regras, mas não podes julgar todos os trabalhos tendo em conta as tuas regras, porque nem todos seguem os mesmos princípios. Aliás, se me permites a comparação, apenas para exemplificar, seria absurdo avaliar um Van Gogh e um Da Vinci com o mesmo conjunto de regras, porque são dois pintores completamente diferentes. E tens também que ter em conta que há formas de dizer determinadas coisas sem ofender as pessoas...e no teu caso tem falta de tacto para o fazer. Acho que fico por aqui, já me fiz entender e este post já está para lá de grande.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Thu Sep 25, 2008 2:47 pm
Julgas que por ter estado num curso de desenho animado que é só fazer animação? Nao! Tive aulas de desenho, tive e nao foram tão poucas quanto isso. Tive aula de desenho de corpos e paisagens. Agora quanto ao que escrevi anteriormente eu acho que não disse que era obrigatório usar aquelas regras a menos que vocês estejam a ler bem demais ou tenham visão raio x, mas, continuando aquelas regras sao para quem quer começar a desenhar de uma forma razoavel para depois puder obter um estilo próprio.
Puderia continuar a desenvolver a mensagem mas tenho coisas para fazer e vou ter de deixar para amanha.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Thu Sep 25, 2008 4:13 pm
Primeiro que tudo, eu nunca disse que não sabias desenhar e nem tentes levar a discussão para esse lado porque eu não alinho nisso. Eu apenas dei a conhecer a minha experiência para se perceber que eu sei do que estou a falar.
Quanto às regras, a forma como escreveste dava a entender que quem não seguisse as regras não desenhava correctamente. Se não era o que querias dizer é chato, porque foi o que deste a entender.
E acho que não percebeste o que eu queria dizer... Estás a avaliar trabalhos de outras pessoas com padrões rígidos, quando devias manter uma mente aberta porque isto não é uma ciência exacta, é uma área subjectiva (existem regras, mas há grandes trabalhos que não as seguem e não é por isso que são menos bons).
Acho também que devias deixar de pensar que cada vez que alguém argumenta contra as tuas ideias, está a atacar o teu trabalho ou as tuas capacidades artísticas. Devias relaxar e ouvir o que te estão a tentar dizer-te em vez de assumires logo uma atitude defensiva.
E deixa-me acrescentar que escrever no fim de cada post que estás muito ocupada para acabar o assunto revela algum desprezo da tua parte e mais valia deixares um post pequeno sem esse género de observação final, porque eu não preciso de saber que estou a ocupar o teu valioso tempo. (E sim, estou a ser sarcástica, mas acho que tenho motivos para isso).
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Fri Sep 26, 2008 2:36 pm
Eu não coloquei em causa se ou não tinhas experiencia e se dei a entender que era assim que todos deviam desenhar azar o teu porque não deves compreender o portugues visto que aquilo que disse anterirmente e passo a citar foi "posso dar-vos dicas para poderem melhorar aquilo que já sabem fazer" ou seja eu disse que queria dar alguns parametros para que pudessem segui-los e melhorar os seus desenhos nao para seguirem á risca os canones porque hoje em dia os mesmos nao valem de muito porque muitos nao os utilizam. Agora quanto ao facto de eu argumentar aquilo que voces escrevem deve-se ao simples facto de eu fazer uma coisa que muitos artistas nao fazem ou nao tem capacidade de o fazer ou seja eu coloco aqui tudo o que penso e alem disso defendo aquilo em que acredito e defendo aquilo que faço. Se todos aqueles artistas do passado tivessem feito o mesmo talvez muitos deles nao tivessem morrido na miséria e nao julgues que nao estou a avaliar os casos em que isso puderia significar o fim da sua vida ou algo do genero tal como o tipo de pintura que Hitler quis que houvesse e que nada mais que aquilo fosse pintado.
Passando agora ao teu ultimo paragrafo, dizes que demonstro um certo desprezo mas nao é verdade pois demonstro que pelo menos tenho a dignidade de vir argumentar aquilo que defendo mesmo que nao tenha muito tempo porque sim, sou uma pessoa ocupada e dedicada ao que faço mas nao deixo de arranjar um pequeno curto espaço de tempo para estar com voces ainda que voçes tenham começado a ficar um pouco arrogantes (sem ofensa) mas já agora, porque não disses isso tambem á tsuki-yomie? Passo a citar o que ela escreveu: "tenho mais que fazer...tenho uma ilustração para acabar para o Fórum Fantástico deste ano"
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Fri Sep 26, 2008 6:22 pm
Eu prefiro não me pronunciar em relação à vossa discussão (apesar de ter concordado em alguns pontos com a tsuki-yomi) porque isso é entre vocês as duas. Eu apenas referi algo que não me agradou porque era comigo que estavas a falar e eu tinha tido todo o cuidado de não ser desagradável.
Quanto ao português, deves saber que é uma língua muito ambígua, cheia de duplos sentidos e é fácil ser mal interpretado, por isso não me digas que não compreendo português.
Sinceramente acho que esta conversa já não vai a lado nenhum...acho que fico por aqui (é o mais razoável). Terei muito prazer em conversar contigo (sem mal entendidos e com mais calma) noutras zonas aqui da guild.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Sat Sep 27, 2008 11:41 am
miaka_yuki_sukunami Eu não coloquei em causa se ou não tinhas experiencia e se dei a entender que era assim que todos deviam desenhar azar o teu porque não deves compreender o portugues visto que aquilo que disse anterirmente e passo a citar foi "posso dar-vos dicas para poderem melhorar aquilo que já sabem fazer" ou seja eu disse que queria dar alguns parametros para que pudessem segui-los e melhorar os seus desenhos nao para seguirem á risca os canones porque hoje em dia os mesmos nao valem de muito porque muitos nao os utilizam. Agora quanto ao facto de eu argumentar aquilo que voces escrevem deve-se ao simples facto de eu fazer uma coisa que muitos artistas nao fazem ou nao tem capacidade de o fazer ou seja eu coloco aqui tudo o que penso e alem disso defendo aquilo em que acredito e defendo aquilo que faço. Se todos aqueles artistas do passado tivessem feito o mesmo talvez muitos deles nao tivessem morrido na miséria e nao julgues que nao estou a avaliar os casos em que isso puderia significar o fim da sua vida ou algo do genero tal como o tipo de pintura que Hitler quis que houvesse e que nada mais que aquilo fosse pintado. Facto histórico nº 1 : o Van Gogh morreu num asilo exactamente por fazer aquilo que queria (ainda que fosse totalmente frito dos carretos) e por não querer fazer outra coisa que não..., história semelhante para Schiele que morreu de gripe espanhola na miséria pois a sua pintura era considerada grotesca, o grupo dos Impressionistas teve de ter uma exposição própria em 1874 pois na sua maioria não eram aceites nos Salões oficiais, e entenda-se,muitos eram casados,tinham bocas para alimentar,e o unico meio de sustento da familia podia ser tb o maior prejuizo desta; vários artistas ainda hoje são censurados(sim até em galerias e exposiçoes isso existe,it sucks) por fazerem aquilo que querem e defenderem isso...a lista continua. facto histórico nº2- a imposição politica na arte sempre existiu (então a inposição estilistica...ui,as histórias que eu já ouvi....quem é que aqui sabe que Isabel I de Inglaterra, a "eterna virgem" exigia aos pintores que a pintassem a partir de um modelo idealizado e moldado para não parecer velha?...diz-se que eles tinham de usar de base um desenho picotado que não mudava há anos), no caso de hitler, os "degenerados" estavam todos fora (o Picasso gozava com o homem até) ou haviam fugido nos 30's para os estados unidos (caso do shmidt rotluff, Kandisky e do restante pessoal da Bauhaus de Weimar ou vários pintores franceses do Neo Cubismo e do Retorno á ordem, ainda escritores e estéticos,caso de praticamente toda a escola de Berlim fora o Walter Benjamin por era um FRACO*hehe* e morreu de doença antes de sair de Espanha)... pk é que voçês acham que o MoMa é um grande museu? pk acolheu essa gente toda e agora os trabalhos deles estão quase todos lá do outro lado ...mas do facto histórico nº 2 do que sei era mais fácil seres preso por escrever anti reich do que pintar anti reich, não só plo que falei acima,mas tb pk pintores alemães pós 20's são mesmo mto poucos os conhecidos e dignos de fuzilamento por irem contra a maré.... miaka_yuki_sukunami Passando agora ao teu ultimo paragrafo, dizes que demonstro um certo desprezo mas nao é verdade pois demonstro que pelo menos tenho a dignidade de vir argumentar aquilo que defendo mesmo que nao tenha muito tempo porque sim, sou uma pessoa ocupada e dedicada ao que faço mas nao deixo de arranjar um pequeno curto espaço de tempo para estar com voces ainda que voçes tenham começado a ficar um pouco arrogantes (sem ofensa) mas já agora, porque não disses isso tambem á tsuki-yomie? Passo a citar o que ela escreveu: "tenho mais que fazer...tenho uma ilustração para acabar para o Fórum Fantástico deste ano" mas tinha mesmo...entregue ontem o original pk a cópia saiu mto esbatida (i hope they like it)
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Sat Sep 27, 2008 12:00 pm
como num caso muito especifico que eu vi: quando estive em itália,fui uma exposição chamada as portas do mediterrâneo acerca de vários temas que envolvem a comunicação dos povos do mediterrâneo, europeus,árabes,whatever, e os problemas que vêm desta relação. No meio disto tudo havia uma artista armena,Sonia Balassarian, que teve (e tem ainda)uma vida complicada. Então o que se passa com esta senhora?Numa conferência que ela deu na fac onde estava ela explicou.Ora,ela tem sangue árabe, viveu no irão durante muito tempo e faz esculturas e instalações contra a cultura árabe, que ela considera demasiado fechada e chauvinista.O que é pior nisto é que ela vive nos EUA e, durante a crise do terrorismo, como se soube que ela viveu no Irão,queriam recusar-lhe a entrada no país onde o filho nasceu. Ainda que ela seja uma árabe(sort'a) nos EUA- o que a torna persona non grata- a falar mal dos hábitos do Islão - o que a torna num alvo a abater num país fundamentalista, ela continua a fazer o trabalho dela,pk acredita nele e defende-o á frente de politicas ou preconceitos idiotas.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posted: Sun Sep 28, 2008 6:59 am
raven_queen Sinceramente acho que esta conversa já não vai a lado nenhum...acho que fico por aqui (é o mais razoável). Terei muito prazer em conversar contigo (sem mal entendidos e com mais calma) noutras zonas aqui da guild. Pois olha que estou a concordar contigo... tudo isto aconteceu por causa das nossas divergencias acerca do nosso conceito de arte. Também concordo contigo no ultimo ponto que mencionas-te. Vamos conversar em outras zonas da guild.
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
 |
|
|